"A afetividade é extremamente importante nas relações humanas, mas quando se trata de pais e filhos, a hierarquia é um complemento fundamental, uma vez que esta determina o lugar e o limite de cada um."
Hélio Cyrino
Psicanalista
Educar um filho é um trabalho interminável, que se dará por toda a existência, que exige acolhimento, paciência, compreensão e amor, consigo e com o outro; atitudes, aliás, que serão desenvolvidas ao longo do processo de educação e cujo resultado só será reconhecido após muitos anos.
O tema a ser abordado na palestra servirá de reflexão, tendo como propósito garantir o objetivo de contextualizar o ato de educar no sec. XXI para pais, confrontados com a difícil tarefa que os aguarda para fazer frente à realidade do mundo contemporâneo.
Esta palestra é para os pais e professores da Educação Infantil.
“O reconhecimento do outro, se dá num processo dialético: onde o outro surge como limite e desafio do meu eu.”
Hélio Cyrino
Psicanalista
Nesta faixa etária tanto o excesso quanto a falta produzem os mesmos danos, ou seja, tanto a permissividade (o “tudo pode”) quanto o autoritarismo (o “nada pode”) são prejudiciais ao desenvolvimento dos filhos. Muitas vezes, os pais, com medo de não serem aceitos, acabam por não estabelecer ou não cumprir limites, enveredando-se em uma relação permissiva, outras vezes, por falta de clareza ou argumentação convincente, acabam impondo limites desnecessários.
O tema a ser abordado na palestra servirá de reflexão, tendo como propósito garantir o objetivo de contextualizar o ato de educar no sec. XXI para pais, confrontados com a difícil tarefa que os aguarda para fazer frente à realidade do mundo contemporâneo.
Esta palestra é para os pais e professores do Ensino Fundamental.
“Aceitar a diferença não é se conformar ou se acomodar diante dela, mas sim adotar uma compreensão profunda da realidade de que cada pessoa é única.”
Hélio Cyrino
Psicanalista
Dar liberdade ensinando os filhos a pensarem por si próprios, a terem uma postura crítica, pensando no sentido da vida e tendo um projeto de vida associado a um conjunto de valores, fará com que se sintam úteis e desenvolvam o sentimento de partilha. É inevitável que, muitas vezes, surjam conflitos na família. O importante, então, é mostrar que, através de atitudes, podemos resolver tais desafios de forma equilibrada e construtiva, aprendendo com eles.
O tema a ser abordado na palestra servirá de reflexão, tendo como propósito garantir o objetivo de contextualizar o ato de educar no sec. XXI para pais, confrontados com a difícil tarefa que os aguarda para fazer frente à realidade do mundo contemporâneo.
Esta palestra é para os pais e professores do Ensino Médio.
Duração de cada encontro será de 2 horas.
“Assim, é possível suspeitar de que, de uma maneira geral, o indivíduo morre de seus conflitos internos, mas que a espécie morre de sua luta mal sucedida contra o mundo externo se este mudar a ponto de as adaptações adquiridas pela espécie não serem suficientes para lidar com as dificuldades surgidas”.
Vol.XXIII- Cap II – Teoria dos Instintos
Freud
Psicanálise e Biotipologia buscam o individual do ser humano, o que em termos de ideal, procura em cada um o particular.
A questão comparativa dos indivíduos, não se justifica pela exclusão de um e valorização de outro, pelo contrário, é na diversidade, que se observa as qualidades que se destacam pelas suas habilidades e competências, para que se faça melhor uso das mesmas.
Quanto mais se conhece as características e o estado psíquico de um indivíduo, é possível desenvolver uma visão mais clara e real de si mesmo. Com isto, pode se buscar uma melhora na qualidade de vida e uma maior compreensão da realidade, alcançando uma realização significativa sob o ponto de vista físico, emocional e social e em seu processo evolutivo espiritual.
Duração: 1h45min
"Temperamento vem do latim temperamentu, estado fisiológico ou constituição particular do corpo."
Dic. Aurélio
OBJETIVO
Esta palestra pretende produzir formas significativas de interlocuções pessoais e interpessoais que tenham mais êxito ao desenvolver um diálogo sustentável.
Diálogo é a expressão em que há interação entre dois ou mais indivíduos e é sustentável quando há ética, transparência que garantem a longevidade no uso das potencialidades de cada um nesta relação.
TÓPICOS A SEREM ABORDADOS
O tema a ser abordado servirá de reflexão para:
Duração da palestra: 2 horas – Uma hora de palestra, intervalo de 15 minutos e 45 minutos para perguntas.