A Psicobiotipologia

O que é Psicobiotipologia?

A Psicobiotipologia faz uso da Psicanálise e da Biotipologia com o intuito de compreender melhor o ser humano.

Psicanálise

“Assim, é possível suspeitar de que, de uma maneira geral, o indivíduo morre de seus conflitos internos, mas que a espécie morre de sua luta mal sucedida contra o mundo externo se este mudar a ponto de as adaptações adquiridas pela espécie não serem suficientes para lidar com as dificuldades surgidas”.

Freud
Vol.XXIII - Cap II - Teoria dos Instintos

O ato psicanalítico se propõe a ser um agente catalisador da reconstrução do ser humano, onde a escuta é fundamental como processo que permite ao outro perceber-se de maneira significativa. Em outras palavras, possibilita ao analisando por meio de sua própria ação (talking-cure) a reconstrução de seu mundo interior, resgatando sua capacidade de espanto e indignação, para apropriar-se de seus desejos.

Morin (1990), em “Ciência e Consciência” argumenta que o objetivo do conhecimento não é descobrir a verdade universal e sim dialogar com o incompreensível, com os “mistérios do mundo”, o que em nosso trabalho consiste no que chamamos dos “mistérios psíquicos” de cada um, onde o critério de legitimação do saber-se (conhece a ti mesmo), se dá numa relação dialética entre o sujeito do inconsciente e o sujeito da realidade, inserida num contexto que advêm de sua matriz cultural.

Cuidar da saúde ao invés de cuidarmos da doença, é uma filosofia que se traduz em mudança, levando em consideração a história de cada um, para que a vida possa ter algum sentido.

Biotipologia

Temperamento vem do latim temperamentu, estado fisiológico ou constituição particular do corpo.

Dic. Aurélio

A biotipologia busca explicar o temperamento humano o que tem sido, desde os tempos remotos, uma constante preocupação.

Embora não seja tarefa fácil, o temperamento tem contribuído para se compreender a natureza humana e pode ser entendido como a maneira ou forma com que uma pessoa pensa, age e fala.

A identificação do biotipo se dá através dos aspectos abaixo citados e permitem com que a pessoa saiba melhor quem ela é e que, com isto, tenha uma melhor compreensão pessoal e interpessoal de seu ambiente.

  • Características Culturais - Cada biotipo interpreta a realidade, segundo seu padrão próprio.
  • Características Físicas - Cada biotipo apresenta características físicas que definem o seu estar no mundo e como os outros o veem.
  • Características Emocionais - Cada biotipo apresenta características psicológicas que decidem como ele atua em diferentes circunstâncias.

Psicobiotipologia

É mais importante conhecer a pessoa que tem a doença, do que conhecer a doença que a pessoa tem.

Hipócrates

A Psicobiotipologia através de uma conjugação de saberes tem como finalidade integrar diferentes linguagens do conhecimento utilizando dos conceitos da Psicanálise e da Biotipologia.

Através da conjugação de saberes se produz ferramentas adequadas para o manejo das relações pessoais e interpessoais, seja profissional, afetiva ou social, criando formas significativas de inteiração, onde as interlocuções tenham mais possibilidade de êxito ao desenvolver um diálogo sustentável de conhecimentos.

Psicanálise e Biotipologia saberes conjugados trazem o mais relevante destas linguagens buscando o individual do ser humano e em termos de ideal, procura em cada um o particular onde cuidar da saúde ao invés de cuidarmos da doença, é uma filosofia que se traduz em mudança, levando em consideração a história de cada um, para que a vida possa ter algum sentido.

A História da Biotipologia no Brasil

A história da Biotipologia no Brasil tem seu início com o terapeuta Dr. Kang, tendo como discípulo o Padre José Eduardo Augusti, que ensinou a Carlos Beretta, que por sua vez partilhou seus conhecimentos com Hélio Fernando Ferreira Cyrino.

Padre José Eduardo Augusti capelão da Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas em Botucatu (hoje Faculdade de Medicina da Unesp), foi preso em julho de 1968 por apoiar uma greve dos estudantes e professores da instituição por melhores condições de ensino. Em agosto daquele mesmo ano, foi libertado por meio de um habeas corpus. Foi indiciado pela Lei de Segurança Nacional e, em junho de 1969, condenado a um ano de prisão. Em outubro daquele ano, o Padre Augusti foi preso e permaneceu no Departamento de Ordem Política e Social (Dops), onde relatou ter sido torturado. Em 1970, foi transferido para o Presídio Tiradentes e, em outubro do mesmo ano, foi posto em liberdade, falecendo em 1997, em Guaimbê.

Naturi VidaImagem extraída da revista NATURI VIDA.

Tudo indica que padre Augusti, conheceu em sua reclusão o terapeuta chinês o Dr Kang, com o qual aprendeu a biotipologia. Dr Kang foi para Campinas e Padre Augusti quando saiu de sua reclusão em outubro de 1970, criou a NATURI VIDA em Guaimbê, onde fazia práticas terapêuticas naturais, local este, que atraiu muita gente na época até o ano de 1997 quando faleceu.

Em 1980, Carlos Beretta se interessou por acupuntura e medicina chinesa, estudando os 700 pontos energéticos do corpo humano, especializando-se em "Ryodoraku" (rio de energia, em japonês), um aparelho eletrônico que traça o mapa energético das pessoas. Ao tomar conhecimento das experiências sobre biotipologia do terapeuta coreano Kang, que morreu sem deixar nada escrito e apenas um discípulo, o padre Augusti, residente na cidade de Guaimbê, na região de Marília, foi à clínica do padre ensiná-lo a trabalhar com o "Ryodoraku" e acabou encontrando os conhecimentos da biotipologia de Kang e seu ajuste alimentar.

Em 1999, Carlos Beretta viajou para a Espanha percorrendo o Caminho de Santiago Compostela a pé. Ao voltar de Compostela procurou Hélio Fernando Ferreira Cyrino, estudioso da psicanálise e que havia feito seu curso de Biotipologia. Convidou-o então a escrever o libro de “Biotipologia – Um estudo da essência humana”.

Ao aceitar este convite escreveram o livro onde foram somados seus conhecimentos. Com isto, foi relacionado pela primeira vez, os biotipos com os cinco elementos da MTC, com os sete principais chakras da medicina indiana e com os estados do desenvolvimento psicossexual de Freud da psicanálise. Foi também escrito sobre os setênios da mulher e os octênios do homem, e em cada período incluido casos, frutos da vivência clínica dos dois. Carlos Beretta em seu trabalho, dá ênfase à alimentação, já Hélio Fernando Ferreira Cyrino dá ênfase ás questões emocionais do biotipo, uma vez que este é psicanalista.