Curso de Formação em Psicobiotipologia
PSICANÁLISE & BIOTIPOLOGIA
Conjugação de Saberes

Início do Curso

16 de março de 2019

Horário

9h às 13h

Local

Centro de Desenvolvimento Humanístico

Rua José de Campos Novaes, 233
(esquina com a Rua Tiradentes)
Jardim Guanabara - Campinas - SP
http://www.cdhumanistico.com.br

Informações

Ementa

Conjugação de Saberes tem como finalidade promover a integração entre as diferentes linguagens do conhecimento no caso desenvolvendo os conceitos que interligam a Biotipologia e a Psicanálise com o intuito de compreender melhor o ser humano.

Objetivo Específico

Através da conjugação de saberes produzir ferramentas adequadas para as relações pessoais e interpessoais, seja profissional, afetiva ou social criando formas significativas de inteiração, onde as interlocuções tenham mais possibilidade de êxito ao desenvolver um diálogo sustentável de conhecimentos.

Execução do Curso

Os temas a serem abordados servirão de reflexão e tem como propósito garantir o objetivo contextualizado da psicanálise e da biotipologia, procurando garantir de forma consciente o papel sócio afetivo de cada um na formação de uma sociedade que busque a aceitação da diversidade.

Metodologia

Aulas teórico/práticas associadas aos conteúdos ministrados.

Material

Será utilizado o Livro: “Biotipologia: Um estudo da essência humana” com informações adicionais, apostilas e livros indicados durante o curso.

Duração do Curso

O curso apresentará 6 Etapas sendo que cada uma delas será composta por módulos, que serão ministrados aos sábados uma vez por mês das 9 às 13 horas, num total de 64 horas aula.

Público Alvo

Profissionais que tenham curso superior, das áreas como: educação, saúde, RH de empresas e de diferentes áreas que desejam ampliar e aprimorar o conhecimento sobre si mesmo e sobre os outros para uma melhor eficácia na atividade que executam.

Para Certificação

O psicobiotipologo deverá passar por:

  • 20 atendimentos clínicos individuais e a partir daí deverá ter paciente piloto,
  • estágio supervisionado num total de 16 horas,
  • TCC, trabalho de conclusão de curso.

Programa Detalhado do Curso

1ª ETAPA

MÓDULO I

O QUE É A BIOTIPOLOGIA E SUA RELAÇÃO COM A PSICANÁLISE.
  • Psicanálise -Histórico da psicanálise
  • Biotipologia - Histórico da biotipologia
  • Descrição dos biotipos e suas caracteristicas
  • Visão psicanalítica dos biotipos
  • Introdução a setênios e octênios
  • A identificação edípica na psicanálise e na biotipologia
  • Casos Clínicos

MÓDULO II

OS 5 ELEMENTOS DA M.T.C. (medicina tradicional chinesa)
  • Os cinco elementos da MTC
  • Os biótipos e os 5 elementos
  • Órgãos de choque primários e secundários de cada biotipo
  • Localização das principais doenças e sua relação com os estados comportamentais
  • Casos Clínicos

MÓDULO III

BIOTIPOS, CHAKRAS, A M.T.C. E AS FASES DO DESENVOLVIMENTO PSICOSEXUAL
  • Os Sete Chakras Principais e suas características
  • Os Biotipos e os Chakras
  • Os Chakras e as Fases do Desenvolvimento Psicosocial
  • Casos Clínicos

MÓDULO IV

BIOTIPOS NA PRÁTICA

Aplicação Prática

  • Anamnese para o reconhecimento do biotipo
  • Reconhecimento dos biótipos através dos alimentos
  • Exercício prático

Atividade Prática

Total de 16 horas.

2ª ETAPA

MÓDULO I

CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA PSICANÁLISE
  • Pulsão e Libido em Freud
  • Conceito de Energia Psíquica em Jung
  • Energia Vital em Reich
  • Canalização da libido, da energia psíquica e da energia vital: catexias; representantes psíquicos; deslocamentos, compulsão à repetição
  • O Ego e o Conflito: Dualidade entre a pulsão de vida e a pulsão de morte: Além do Princípio do Prazer
  • Princípio da Realidade X Princípio do Prazer
  • Vida mental e polaridades: atividade-passividade; deslocamentos-condensações; princípio prazer-desprazer; processo primário-secundário

MÓDULO II

INCONSCIENTE, PRÉ CONSCIENTE E CONSCIENTE
  • Modelo Topográfico: aparelho psíquico
  • Sistemas: Consciente, representações de palavra, processo secundário e funções do Ego
  • Pré-consciente, o arquivo de registros e representação palavras
  • Inconsciente, repressões, representações de coisa e leis do processo primário
ID, EGO E SUPEREGO
  • A Teoria Estrutural da mente: Id (Isso), gênese, sede das pulsões, energia livre e principio do prazer
  • Ego (Eu), gênese, funções e representações, o si mesmo e o sentimento de identidade
  • Superego: gênese, representante da moral e valores éticos, legislador e proibidor, a conflitiva edípica

MÓDULO III

TEORIA FREUDIANA DO DESENVOLVIMENTO DO COMPLEXO DE ÉDIPO
  • Angústia de Castração no Menino
  • A Angústia de Castração na Menina
  • Resolução do Complexo de Édipo do Menino
  • Resolução do Complexo de Édipo da Menina
Total de 12 horas

3ª ETAPA

MÓDULO I

O QUE É PSICOPATOLOGIA?
  • Origem da psicopatologia
  • Com o que ela se ocupa?
O QUE SÃO SINTOMAS?
  • O inconsciente se estrutura na linguagem
  • Metonímia e metáfora
  • Deslocamento e condensação
  • Sujeito do Inconsciente e sujeito da realidade
  • Sintomas suas formas e conteúdo na psicopatologia
  • Temores centrais que geram conteúdos psicopatológicos
  • Psicopatologia na visão psicanalítica
PENSAMENTOS E SINTOMAS PSICOPATOLÓGICOS
  • Introdução
  • Princípios básicos do pensamento lógico-formal
  • Tipos de pensamentos associados a estados mentais alterados
  • Conteúdo dos pensamentos que preenchem os sintomas psicopatológicos

MÓDULO II

O QUE É AFETIVIDADE?
  • O que é afetividade?
  • Aspectos psicodinâmicos da afetividade
    • Concepção freudiana e kleiniana
    • Ansiedade, angústia e medo
    • Angústia na escola psicanalista
    • O trabalho de René Spitz e John Bowlby
    • Alterações da emoções e dos sentimentos
SINDROMES NEURÓTICAS
  • O que é neurose
  • Quadros fóbicos
  • Síndromes obsessivo-compulsivas
  • Quadros histéricos (conversão e dissociação)
  • Síndromes hipocondríacas
  • Síndromes neurastênicas

MÓDULO III

CASOS CLÍNICOS CLÁSSICOS COMENTADOS
  • Josef Bauer e Anna O.
  • Freud e o pequeno Hans
  • O “Homem dos Ratos”: um caso de neurose obsessiva
  • O “Homem dos Lobos” e o núcleo de uma neurose infantil

MÓDULO IV

TRANSTORNOS DA PERSONALIDADE
  • Introdução
    • Constituição corporal
    • Temperamento
    • Caráter
  • Psicanálise e a biotipologia
    • Tipologias humanas ou tipos de personalidades
      • Tipologia Jungiana (Carl Gustav Jung)
        • Energia psíquica
        • Características da energia psíquica segundo Jung
        • Os tipos básicos segundo Jung
        • Movimento da energia psíquica: progressão e regressão
        • Direção da energia psíquica: introversão e extroversão
        • Funções adaptativas básicas
    • Tipologia grega humanos hipocráticos
      • Caracterização dos biótipos
        • Biotipo Renal: característica física e emocional
        • Biotipo Hepático: característica física e emocional
        • Biotipo Cardíaco: característica física e emocional
        • Biotipo Pulmonar: característica física e emocional

MÓDULO V

  • A relação entre os biótipos e a psicanálise
    • Libido em Freud
    • A personalidade e seu desenvolvimento segundo Freud
    • Biotipo Renal e a Psicanálise (Freud e Jung)
    • Biótipo Hepático e a Psicanálise (Freud e Jung)
    • Biotipo Cardíaco e a Psicanálise (Freud e Jung)
    • Biótipo Pulmonar e a Psicanálise (Freud e Jung)
  • Topologia dos biotipos
    • Como se comportam os biotipos
    • Biotipos opostos
  • Os biotipos e suas atuações
    • Biotipo Renal – Estilo Dominador
    • Biotipo Hepático – Estilo Vigilante
    • Bioripo Cardíaco – Estilo Prestigio
    • Biotipo Pulmonar – Estilo Consenso
  • Casos Clínicos – Análise Psicanalítica e Biotipológica Aplicada
  • Conclusão

MÓDULO VI

TRANSTORNOS DE PERSONALIDADE
  • Conceito
  • Principais características dos transtornos da personalidade
  • Transtornos da personalidade segundo as classificações oficiais
SINDROMES PSICÓTICAS
  • O que é psicose?
  • Esquizofrenia
    • Sintomas de primeira ordem
    • Sintomas de segunda ordem
    • Transtorno delirante (Paranóia)
    • Esquizofrenia tardia (Parafrenia)
    • Psicose breves, reativas ou psicogênicas
Total de 24 horas

4ª ETAPA

MÓDULO I

OS SETÊNIOS DA MULHER E OS OCTÊNIOS DO HOMEM
  • Explorar as mudanças nos períodos de sete em sete anos da mulher
  • Explorar as mudanças nos períodos de oito em oito anos do homem
  • Casos clínicos

MÓDULO II

O TRABALHO CLÍNICO E A PSICOPATOLOGIA NA BIOTIPOLOGIA E PSICANÁLISE
  • Onde tudo começa no paciente
  • Com o quê trabalha o psicobiotipologo?
  • A resistência e seus vários tipos
A TRANSFERÊNCIA
  • Transferência em psicótico
    • Psicose de transferência
    • Transferência delirante
A CONTRATRANSFERÊNCIA

MÓDULO III

MECANISMOS DE DEFESA
  • O que é mecanismo de defesa?
MANEJO TÉCNICO NO NEURÓTICO E NO PSICÓTICO
  • Os mecanismos de defesa
  • Mecanismos de defesa no neurotismo
    • Projeção
    • Repressão (Recalque)
    • Deslocamento
    • Regressão
    • Introjeção
    • Isolamento
    • Inibição
    • Formação reativa
    • Sublimação
    • Negação (Denegação)
  • Mecanismos de defesa no psicotismo
    • Identificação Projetiva
    • Divisão
    • Renegação (Forclusion)
    • Regressão total
    • Identificação Introjetiva

5ª ETAPA

O psicobiotipologo deverá passar por 20 atendimentos clínicos individuais, a partir daí deverá ter paciente piloto e levar para a supervisão num total de 16 horas em grupo e fazer um trabalho de conclusão de curso.